5 benefícios de fazer um curso técnico

bolsas para curso técnico
15.outubro.2021

Embora o mercado de trabalho brasileiro esteja cada vez mais competitivo e exigente, algumas áreas ainda sofrem com a falta de mão de obra especializada. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 50% das indústrias do país afirmam ter dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados. Por esse e outros motivos, o curso técnico pode ser uma ótima alternativa para aqueles que querem entrar logo para o mercado de trabalho. Para lhe ajudar a tomar uma boa decisão, separamos 5 benefícios de fazer um curso técnico e como ele pode lhe auxiliar a alcançar os seus objetivos. Confira!

1 — Facilita a entrada no mercado de trabalho

Como falamos, o mercado industrial do Brasil sofre com a falta de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, o país vive uma das maiores taxas de desemprego da história. Ou seja, um dos fatores que agravam o desemprego é justamente a falta de qualificação da população.

Por isso, se você deseja conquistar o seu espaço profissional, começar com um curso técnico pode ser o primeiro passo na construção de sua carreira. Com uma formação técnica no currículo, as suas chances de conseguir um emprego aumentam consideravelmente. Além disso, no próprio curso você já começa a criar sua rede de contatos para possíveis indicações no futuro.

Benefícios de ter um curso técnico no currículo

2 — Formação voltada para o mercado

Geralmente, a grade curricular de um curso técnico é mais prática do que teórica. Sendo assim, o aluno vai aprendendo o dia a dia da profissão ao longo do curso, o que o torna mais preparado para o mercado.

Essa é uma grande vantagem para quem quer aprender uma profissão de forma objetiva e prática. Além do mais, os cursos técnicos são muito bem vistos pelos recrutadores, que valorizam a prática aprendida durante a formação.

Vantagens de ter um curso técnico

3 — Baixo investimento

Em comparação com uma graduação, os cursos técnicos exigem um investimento relativamente baixo. É possível encontrar cursos de ótima qualidade por um preço que cabe em seu bolso, como é o caso dos cursos técnicos oferecidos pela Escola Técnica da Univale (Eteit).

Além de tudo, o curso técnico é o primeiro passo para quem quer começar uma carreira de sucesso. O que não quer dizer que você irá parar de estudar com ele. Quando já estiver empregado, você pode e deve continuar estudando e se aprofundando, afinal, o melhor investimento da vida se chama conhecimento.

Benefícios de fazer um curso técnico

4 — Boa aceitação no mercado

Como citamos, os cursos técnicos são muito bem vistos no mercado brasileiro atualmente. Devido à escassez de pessoas qualificadas, dependendo da área, o profissional técnico pode ter um salário até mesmo maior do que o de nível superior.

Ademais, um estudo desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI) apontou que os cursos técnicos possuem uma alta taxa de empregabilidade — 72,6% dos alunos já terminam empregados.

Emprego curso técnico

5 — Primeiro passo para o Ensino Superior

Por fim,  para muitas pessoas o curso técnico é o primeiro passo para o ensino superior, é o lugar onde o aluno pode experimentar um pouco da profissão que quer exercer de maneira prática.

Por exemplo, uma pessoa que deseja fazer faculdade de Enfermagem e ainda tem dúvidas a respeito da profissão. No curso técnico, ela terá o primeiro contato com a área e terá noção se é aquilo mesmo que ela quer seguir. O aprendizado no técnico ajuda o aluno a compreender suas aptidões e interesses.

Curso técnico em enfermagem benefícios de fazer um curso técnico

Não são poucos os benefícios de fazer um curso técnico, não é mesmo? Então, aproveite e conheça os cursos técnicos da Eteit . A Escola Técnica da Univale, é referência no leste de Minas. Saiba mais sobre a nossa ótima política de descontos e qualquer dúvida, não hesite em nos contatar!