Novembro Azul da ETEIT: ação no Mercado garante orientações de cuidado com a saúde do homem

Ação Novembro Azul e blitz de saúde no Mercado Municipal de Governador Valadarees

Durante todo o mês, a campanha do Novembro Azul se dedica a conscientizar homens a se prevenirem e a fazer o exame para detectar o câncer de próstata. Em mais uma Ação em Saúde, a ETEIT, escola técnica da UNIVALE, mobilizou equipe administrativa, professores e alunos para levar orientações à comunidade. No sábado (25), a ação mais recente aconteceu no Mercado Municipal, e 576 pessoas foram atendidas.

Coordenadora do curso técnico em Enfermagem da ETEIT, a professora Edivânia Ribeiro explica que tradicionalmente a ação do Novembro Azul é realizada no último final de semana do mês. No sábado, além de informações sobre o câncer de próstata, a equipe da ETEIT aferiu pressão arterial e níveis de glicose dos frequentadores do Mercado. Também foi realizada a Blitz da Saúde, levando orientações a motoristas que passavam pelo local.

“É uma ação que traz benefícios da educação em saúde para a comunidade, e orientação aos hipertensos e diabéticos, que muitas vezes podem nem saber que são hipertensos e diabéticos. A gente sinaliza a importância da prevenção e de procurar um médico, para poder melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Para os alunos, é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, disse a coordenadora.

Edivânia salienta que a ação do Novembro Azul, necessária aos estudantes, é também uma oportunidade que nem sempre está acessível a toda a população. “Essa ação deu aos alunos o primeiro contato com o paciente, ganhando confiança e credibilidade da parte teórica. Ao colocar em prática, o aluno vê o quanto é importante esse conhecimento e o quanto é importante a realização dessas ações para o paciente, que às vezes não tem assistência, por diversos motivos. Às vezes ele está trabalhando e não consegue uma consulta no posto de saúde, mas conseguiu ali um momento para ter mais conhecimentos sobre prevenção do câncer e também a prevenção de outras patologias, como hipertensão e diabetes”, destacou.

Um dos beneficiados pela ação do Novembro Azul foi o aposentado Assis Pereira de Carvalho, que teve a pressão aferida e reconheceu a importância da realização de exames para prevenir doenças, ou detectá-las a tempo de garantir mais eficácia no tratamento. “A maior parte dos homens que eu conheço, amigos meus, muitos morreram por falta de atenção e de cuidados médicos. Eles não procuram médicos, e acham que homem é machista, que é machão, e acham que o médico não pode tocar no corpo dele para nada”, afirmou Assis.