Como funciona uma escola técnica?

escola técnica

Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para qualquer um que deseje iniciar a sua carreira profissional e descobrir sua vocação, servindo também como uma porta de entrada para uma possível graduação. Além disso, são uma forma para profissionais já experientes de se qualificarem ainda mais, aprimorando suas competências.

No entanto, mesmo que esses cursos estejam em alta no mercado, não é todo mundo que sabe sobre os “bastidores” dos cursos, ou seja, como funciona uma escola técnica, como é a infraestrutura desses ambientes, quem pode se ingressar em um curso e como estes são aprovados pelo MEC.

Neste texto iremos falar tudo o que você precisa saber sobre uma escola técnica!

O que é uma escola técnica?

escola técnica
Imagem: Banco Unsplash

As escolas técnicas são instituições que oferecem cursos técnicos e, dependendo do local, também cursos profissionalizantes, sendo que, no primeiro caso, é necessário ter a regulamentação do MEC.

Os cursos técnicos são ofertados por vários tipos de entidades: instituições privadas como o Senai e o Senac, escolas públicas e também em campi de universidades públicas ou privadas ou de Institutos Federais.

Cursos técnicos e profissionalizantes são formações voltadas para atender a alguma demanda do mercado. Diferentemente das graduações, eles são mais rápidos, pois têm como objetivo ensinar as principais habilidades e competências de uma profissão.

Esses cursos estão divididos em 13 eixos tecnológicos, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de 2014 (CNCT):

• Ambiente e saúde;
  • Controle e processos industriais;
  • Desenvolvimento educacional e social;
  • Gestão e negócios;
  • Informação e comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção alimentícia;
  • Produção cultural e design;
  • Produção industrial;
  • Recursos naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, hospitalidade e lazer.

Quem pode fazer um curso técnico?

A formação de grau técnico está disponível para jovens cursando o ensino médio ou para quem já o tenha concluído. No entanto, existem três modalidades de cursos, voltadas para públicos com diferentes níveis de instrução.

As modalidades de cursos técnicos são: subsequente, voltada para quem já concluiu a educação básica; concomitante, para quem ainda não completou o nível médio; e integrado, que é uma modalidade em que a mesma escola oferece o ensino médio em um turno e o técnico em outro, sendo geralmente ofertada por Institutos Federais (IFs) e escolas públicas.

Um jovem ainda cursando o nível médio não pode cursar um técnico subsequente, mas sim buscar uma opção que seja concomitante. Portanto, a modalidade do curso irá depender do seu grau de escolaridade.

Qual a infraestrutura necessária?

Primeiramente, é importante que uma escola técnica esteja localizada em uma região de fácil acesso, principalmente por transporte público, e que ofereça segurança aos alunos e funcionários da instituição.

Já a estrutura física da escola deve conter ambientes como uma secretaria, recepção, banheiros, cozinhas, refeitórios, bibliotecas e, claro, salas de aula. Além disso, os espaços devem ser bem iluminados, facilitando os estudos, e bem arejados, de preferência climatizados. Também é importante que a escola tenha acesso à internet para facilitar as pesquisas e as atividades do curso, principalmente em formações voltadas para tecnologia.

As escolas técnicas também precisam de profissionais capacitados para atuar, como secretários, faxineiros, assistentes sociais, auxiliares de serviços gerais, técnicos administrativos, fiscais e, principalmente, professores.

Por fim, para começar a funcionar definitivamente, é preciso ter autorização do MEC, por se tratar de uma instituição educacional, e também de um alvará de funcionamento.

Portanto, antes de escolher onde fazer o curso técnico de sua preferência, é importante prestar atenção a todos esses detalhes!

Conclusão

Para investir na sua formação, não basta apenas analisar a grade curricular de um curso; também é importante se atentar à qualidade da instituição onde você deseja estudar.

Então se você busca uma escola técnica que ofereça estrutura e ensino de qualidade, aqui na Eteit temos o melhor para oferecer! Com professores qualificados, experientes e com mais de 40 anos de tradição em ensino, a Eteit está comprometida com o seu sucesso profissional.

Está esperando o quê? Vem conhecer os cursos técnicos da Eteit e se inscreva!

Autora: Glenda Hastenreiter Corteleti

7º período de Jornalismo