Eteit - Escola Técnica Univale

Conheça a qualificação técnica em Instrumentação Cirúrgica da Eteit

instrumentação-cirurgica-curso

Se você é técnico em enfermagem, pretende ampliar seus conhecimentos e se especializar em alguma área de conhecimento, o curso de Instrumentação Cirúrgica da Eteit pode ser o ideal pra você!

Saiba um pouco mais sobre como funciona o curso, as atividades exercidas pelo profissional capacitado na área e como é o mercado de trabalho.

Sobre o curso

O curso de Instrumentação Cirúrgica da Eteit é uma qualificação presencial voltada para profissionais já formados na área da enfermagem. Com excelência em seus ensinamentos, o curso formará profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho como instrumentadores cirúrgicos, operando com maestria, oferecendo competência e segurança nas obrigações direcionadas ao cargo.

O que faz um profissional formado em Instrumentação Cirúrgica?

O instrumentador cirúrgico é o responsável por organizar o local pré-operatório, facilitando o acesso aos instrumentos que serão utilizados pelo médico-cirurgião durante a operação e, dessa forma, acompanhar todo o processo do início ao fim.

Além disso, ele será o responsável pelo preparo do paciente e pelo descarte correto dos instrumentos pós-operação.

Áreas de conhecimento no curso de Instrumentação Cirúrgica

Não é segredo para ninguém o quão complexo um bloco operatório (BO) pode ser. Sendo assim, em um contexto hospitalar, a complexidade operacional e assistencial justifica por si só a demanda por profissionais devidamente capacitados para trabalhar na área.

Dentre os temas que serão abordados no decorrer da qualificação, podemos destacar alguns: noções de ética e hierarquia, noções de centro cirúrgico, técnicas cirúrgicas, manuseio de peças anatômicas, tempos cirúrgicos, deveres e atividades do instrumentador.

Atividades exercidas pelo instrumentador cirúrgico

instrumentação-cirurgica-curso

Dentre as diversas atividades exercidas por um profissional qualificado em instrumentação cirúrgica, algumas delas se destacam. Tais como:

  • preparar as salas de cirurgia, com equipamentos, mesas, medicamentos, material de sutura e antissepsia;
  • preparar o instrumental cirúrgico, de acordo com o tipo de cirurgia;
  • realizar a esterilização do material cirúrgico;
  • propor a aquisição de novos instrumentos para reposição daqueles que estão avariados ou desgastados;
  • desempenhar tarefas relacionadas a intervenções cirúrgicas, posicionando de forma adequada o instrumental, passando-o ao cirurgião e realizando outros trabalhos de apoio.

Exercendo a profissão

A demanda e procura de profissionais qualificados para atuar nessa área é alta. Os técnicos em enfermagem formados no curso poderão atuar em clínicas, hospitais e demais locais cirúrgicos, com uma jornada de trabalho que costuma ser dividida em três. São elas: parcial (horista), intermitente e integral. 

Geralmente, o salário pode variar entre 2 a 3 mil reais, sendo possível alcançar até cerca de 5 mil reais. Tudo dependerá da experiência do técnico, tempo de serviço, competências e, claro, da organização contratante.

Como ingressar

A qualificação em Instrumentação Cirúrgica é uma excelente oportunidade, tanto para quem está entrando agora no mercado de trabalho quanto para quem já possui experiência na área de saúde.

Aqui na Eteit temos um ensino de qualidade com aulas práticas em laboratório, professores altamente capacitados e cursos reconhecidos pelo MEC.

Se você quer começar logo sua carreira profissional ou deseja aprimorar seus conhecimentos na área da saúde, vem para a Eteit! Entre na página do curso e registre seu interesse!

Autora: Bianca Luiza Gomes de Sousa

5º período de Publicidade e Propaganda

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support