Eteit - Escola Técnica Univale

Qual a diferença entre graduação, qualificação e curso técnico?

graduacao-curso-tecnico-capa (1)

Com as demandas do mercado de trabalho, a necessidade de se desenvolver profissionalmente é cada vez maior. Isso faz com que muitas pessoas busquem cursos para aprender novas habilidades e se tornarem mais qualificados, sejam eles de graduação, qualificação ou técnicos.

O nível de escolaridade faz muita diferença na hora de entrar para o mercado de trabalho. Um estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que quanto maior a escolaridade, maiores as chances de arrumar emprego. Tendo o Brasil como exemplo, 84% das pessoas graduadas estão empregadas, enquanto menos de 44% das que possuem apenas o ensino fundamental completo têm um emprego.

Mas, qual a diferença entre, por exemplo, um curso de graduação e um curso técnico? Além disso, o que cada um deles trará de diferencial para o currículo e qual o propósito de cada um deles? Se você quer conhecer melhor o que esses cursos têm a oferecer, continue com a gente porque hoje vamos falar exatamente disso!

Curso de graduação

graduacao-curso-tecnico-capa (5)
Imagem: Unsplash

A graduação é o primeiro nível do ensino superior e é dividida em três categorias: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Cada um desses títulos tem um enfoque diferente a uma determinada área profissional. Explicaremos mais sobre cada um deles abaixo.

Bacharelado

O grau de bacharelado é conferido a cursos de graduação que oferecem uma formação generalista. Em outras palavras, o bacharel é uma titulação dada a pessoas que estão aptas ao exercício de uma profissão de forma ampla, podendo diversas carreiras dentro de uma mesma área.

Além disso, essa formação dá foco tanto na parte prática da profissão quanto na parte teórica, possibilitando que o graduado também se especialize em pesquisa, podendo futuramente obter titulações como especialista, mestre ou doutor.

A maior parte das graduações confere aos seus formandos o título de bacharel, e a duração desses cursos é de, no mínimo, três anos, podendo chegar a seis, no caso do curso de Medicina. Porém, em média, os bacharelados duram cerca de quatro ou cinco anos.

Licenciatura

As licenciaturas são cursos que têm como principal foco formar futuros professores de determinada área. O licenciado poderá atuar dando aulas no ensino infantil, fundamental e médio. Essa modalidade tem duração mínima de três anos e máxima de cinco anos, sendo a média de quatro ou quatro anos e meio.

Essa formação não impede que o graduado siga uma carreira de pesquisador, porém as pesquisas das áreas de licenciatura são mais focadas no ensino e na aprendizagem de determinado conteúdo. O foco do curso também é dado à prática do ofício de professor e em como ensinar o conteúdo aprendido para os futuros alunos que esses profissionais terão.

Explicando as diferenças entre bacharelado e licenciatura com um exemplo, pense no curso de História, disponível em ambos os graus. Um bacharel em História está apto a trabalhar em museus, em arquivos ou até mesmo prestando consultoria a emissoras de televisão e cinegrafistas. Diferentemente do bacharel, somente o licenciado está apto a dar aulas, mas nada o impede de também trabalhar em outras áreas afins.

Tecnológico

Os cursos tecnológicos são cursos mais voltados para atender demandas do mercado e focam nas partes práticas de determinada profissão. Portanto, costumam ter duração menor (de dois a três anos) e são menos generalistas que os bacharelados, já que buscam suprir cargos em alta procura.

Embora tenham objetivos e duração similares aos de um curso técnico, as formações tecnológicas são consideradas educação superior e, por isso, só podem ser cursados por pessoas com ensino médio completo. O tecnólogo também pode continuar seus estudos com uma pós-graduação, possibilitando-o ministrar aulas em cursos superiores.

Curso de qualificação

graduacao-curso-tecnico-capa (1)
Imagem: Unsplash

Os cursos de qualificação também se assemelham aos cursos técnicos quanto ao objetivo: formar profissionais capacitados para atender as necessidades do mercado de trabalho. Porém, as qualificações costumam ter duração menor, normalmente não chegando a um ano de curso, já que alguns sequer têm carga horária mínima, e outros precisam de pelo menos 160 h de duração.

Os cursos de qualificação, também chamados de Formação Inicial e Continuada (FICs), normalmente não possuem pré-requisito de escolaridade, portanto, podem ser cursados tanto por pessoas com ensino superior quanto por pessoas com apenas o ensino fundamental ou até mesmo o ensino fundamental incompleto.

Por causa disso, seu enfoque é formar jovens para iniciar a vida profissional e reintegrar adultos ao mercado de trabalho, ensinando-lhes em pouco tempo habilidades úteis para a prática de um ofício.

Curso técnico

graduacao-curso-tecnico-capa (4)
Imagem: Unsplash

Os cursos técnicos são similares aos cursos superiores tecnológicos quanto à necessidade do mercado de formar profissionais capacitados e prontos para atuar em suas respectivas áreas. Geralmente, eles têm duração de cerca de dois anos.

Os cursos técnicos não são considerados cursos de nível superior, portanto, quem é formado em um curso técnico não possui titulação, sendo apenas técnico em sua área de escolha. Por isso, podem ser cursados por jovens ainda no ensino médio (nas modalidades concomitante e integrada) ou por quem já tenha finalizado o nível médio (na modalidade subsequente).

Outra das principais diferenças entre o curso técnico e o tecnológico é a função exercida pelos profissionais com essas formações. O técnico normalmente atua em áreas mais funcionais, enquanto o tecnólogo, além de poder atuar nessas áreas, também está qualificado para atuar em áreas administrativas.

Para conhecer mais sobre essa modalidade de ensino — quem pode cursar, como funcionam as diferentes modalidades, quais as áreas disponíveis e a infraestrutura necessária para um curso técnico —, confira o nosso texto sobre o assunto.

Autora: Glenda Hastenreiter Corteleti

7º período de Jornalismo

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support