Como se organizar para fazer o ensino médio e técnico ao mesmo tempo?

Você sabia que antes mesmo de terminar o ensino médio você pode começar um curso técnico? A possibilidade existe e é bem comum, mas é preciso manter a organização para não acumular atividades e se perder no meio do caminho.

Neste texto iremos mostrar como você pode se organizar para fazer o ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Bora conferir?

Ensino médio e técnico

Antes de tudo, é importante deixar claro que o curso técnico não substitui o ensino médio, e para receber o diploma é preciso ter finalizado o ensino médio.

Para aqueles que desejam entrar no mercado de trabalho assim que terminarem a escola, os cursos técnicos são ótimas opções, pois a duração é de no máximo três anos e você pode fazê-lo junto ao ensino médio.

O técnico profissionaliza o estudante, deixando-o apto para exercer uma profissão, aproveitando das aulas práticas fornecidas pelo curso e sua forma mais “direta” de ensinar.

Onde fazer um curso técnico

O aluno tem duas opções na hora de escolher onde fazer o curso desejado, tanto escolas particulares quanto instituições públicas oferecem o curso gratuitamente. As formas de ingresso são através de vestibulinho ou análise do histórico escolar do estudante, vai depender da instituição.

Programas do Governo

O Governo oferece duas formas de ingresso em cursos técnicos, cada uma com alguns parâmetros exigidos nos quais o candidato precisa se encaixar.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica por meio de programas e ações de assistência técnica e financeira — através de bolsas de estudos. É preciso ter terminado o ensino médio para usufruir do programa e ele prioriza pessoas de baixa renda ou vulnerabilidade financeira.

Já a Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os estudantes — igual ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisutec não considera a situação socioeconômica ao selecionar o candidato, apenas seu desempenho no ENEM.

Como fazer o ensino médio e técnico ao mesmo tempo?

ensino médio e técnico
Imagem: Banco Pexels

Atualmente são oferecidas duas modalidades de ensino para quem deseja fazer os dois ao mesmo tempo, veja quais são e como funcionam.

Curso técnico integrado

Ao optar por essa forma de estudo, você fará o curso técnico na mesma escola em que fará o ensino médio e, ao concluí-los, receberá dois diplomas — um de conclusão escolar e o outro de conclusão do técnico. Para ingressar é preciso comprovar a conclusão do ensino fundamental I e II.

As instituições devem estar de acordo tanto com as diretrizes curriculares quanto na distribuição da carga horária estipulada pelo MEC, que vai de 800 a 1200 horas, dependendo do curso escolhido.

Curso técnico concomitante

Indicado para alunos que ainda não terminaram o ensino médio e preferiram não escolher pela modalidade integrada, nessa modalidade o estudante pode fazer as aulas de forma paralela no turno oposto ao oferecido pela escola.

Existe ainda o curso técnico subsequente, que é oferecido para quem já concluiu o ensino médio. Aqui o aluno consegue utilizar a nota do Enem para ingressar em escolas que não ofereçam um processo seletivo exclusivo. Ao concluir, o estudante receberá um diploma de profissionalização em nível técnico.

Áreas de conhecimento dos cursos técnicos

Ao optar por um curso específico ele estará dentro de uma área de conhecimento. No Brasil existem, atualmente, 13 áreas disponíveis para você escolher, são elas:

1. Ambiente e saúde
  2. Controle e processos industriais
  3. Desenvolvimento educacional e social
  4. Gestão e negócios
  5. Informação e comunicação
  6. Infraestrutura
  7. Militar
  8. Produção alimentícia
  9. Produção cultural e design
  10. Produção industrial
  11. Recursos naturais
  12. Segurança
  13. Turismo, hospitalidade e lazer

Curso técnico e tecnólogo são a mesma coisa?

Sim e não. Ficou confuso? Explicamos agora. Os cursos técnicos e tecnólogos estão juntos na categoria de cursos profissionalizantes, pois enfatizam apenas uma área de conhecimento em específico que será a essencial na hora de exercer a profissão. Porém, o curso tecnólogo é considerado uma graduação — curso superior, então é preciso que você tenha o diploma de conclusão do ensino médio para cursá-lo.

Conheça a Escola Técnica da Univale (Eteit)

Agora que você já está por dentro de como cursar o ensino médio e técnico ao mesmo tempo, que tal conhecer a Eteit? Aqui você encontra os cursos técnicos mais procurados pelos alunos e aproveita o melhor que um ensino de qualidade pode oferecer.

Para saber mais, nos siga no Instagram

Autora: Luiza Cerqueira Brier de Souza

7º período de Publicidade e Propaganda