Com participação de alunos, professores, familiares e membros da comunidade, a 1ª Festa na Roça da Eteit reuniu mais de 300 pessoas na quarta-feira (13) e arrecadou mais de 420 quilos de alimentos, além de itens de higiene pessoal, que serão doados para a Associação Santa Luzia. A diretora da Eteit, Cláudia Reis, comemorou o engajamento da comunidade.
“A comunidade, de uma forma geral, se envolveu para que esse projeto acontecesse. E foi muito bacana, porque nosso objetivo foi alcançado. Depois desse tempo tão difícil que a gente viveu na pandemia, nós conseguimos agregar as pessoas, trazendo para perto e fazendo uma confraternização que arrecadou uma quantia significativa de alimentos para ajudar a Associação Santa Luiza”, afirmou Cláudia.
O presidente da Associação Santa Luzia, Sabrinne Salmen, agradeceu à escola técnica pela iniciativa de solidariedade. “Foi muito importante a iniciativa da Eteit. É muito elevado o nosso custo. Sozinha, a Associação não consegue custear as despesas. A gente depende de iniciativas da sociedade, que despertam o interesse em ajudar”, reconheceu.
Além dos alimentos que as pessoas levaram, a renda da festa também será revertida em doações. A diretora da escola técnica agradece pelas doações feitas por parceiros, como a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce e jogadores de futebol que participam do projeto Jogada de Mestre. Além de produtos, alimentos e dinheiro, até a música ao vivo da festa foi uma doação.
Vínculo entre escola e família
Para a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Edivânia Ribeiro, o sucesso da 1ª Festa na Roça reforçou o vínculo entre escola, aluno e família. “As famílias aderiram. A gente quer passar o conhecimento, dentro do curso Técnico em Enfermagem, mas a gente também quer passar valores. Ser solidário, ter empatia. Enfermagem é cuidar do próximo”, destacou a coordenadora.
A diretora Cláudia Reis enfatiza que o sucesso da festa é uma conquista não apenas da direção da escola ou da coordenação do curso Técnico em Enfermagem. “Toda a festa foi construída com ajuda dos alunos, professores e famílias dos alunos. Cada turma ficou responsável por uma barraca, incluindo alimentos e ornamentação. O envolvimento foi total da equipe. Os próprios alunos se mobilizaram, e tivemos parcerias de pessoas queridas. Foi uma noite alegre com ambiente bom, tudo deu certo”, celebrou. A diretora-executiva da Fundação Percival Farquhar (FPF), Aniela Castello Branco, esteve presente.