Eteit - Escola Técnica Univale

O que é um curso de qualificação?

curso-de-qualificacao-eteit

Conheça mais sobre o curso de qualificação e as instituições que podem ofertá-lo.

Entrar no mercado de trabalho não é nada fácil, tampouco reentrar. Além do problema do desemprego, existe a dificuldade de reinserir pessoas como ex-detentos e adultos com mais de 40 anos na vida profissional. Mesmo aqueles que nunca entraram no mercado também relatam essa dificuldade: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% dos recém-formados estavam desempregados durante 2019 e 2020.

Foi por esses motivos que surgiram as Formações Iniciais e Continuadas (FICs), com o intuito de qualificar esses profissionais, sejam eles já experientes ou recém-formados. Dessa maneira, as FICs, também chamadas de cursos de qualificação, nasceram como uma forma de (re)integrar essas pessoas para o mercado de trabalho com um diferencial no currículo, conhecimentos mais atualizados em suas áreas de atuação e, principalmente, promovendo a inclusão social.

Afinal, como funcionam um curso de qualificação?

curso-de-qualificacao-eteit
Imagem: Unsplash

A principal vantagem das FICs é que elas podem ser ofertadas para qualquer pessoa, independentemente do grau de escolaridade, o que as diferencia de um curso técnico ou de uma graduação. Portanto, jovens ainda cursando o ensino médio ou adultos que não tenham o ensino fundamental completo, por exemplo, podem ingressar nesses cursos.

Os cursos de qualificação são divididos em duas categorias: os cursos de livre oferta e os cursos regulamentados. Eles são voltados, respectivamente, para quem está começando a vida profissional e para quem pretende reingressar no mercado de trabalho.

Além dessa diferença, existe a mudança na carga horária: os cursos de livre oferta não têm uma carga horária padrão, enquanto os regulamentados precisam ter, no mínimo, 160h de duração, de acordo com o MEC.

E tem certificado? Com certeza! Todas as qualificações oferecem certificado de conclusão de curso comprovando que o aluno é qualificado em determinada área profissional. Esses certificados são emitidos pela própria instituição ofertante, sobre as quais falaremos mais adiante.

Que instituições podem ofertar um curso de qualificação?

eteit faz campanha contra pobreza menstrual
Imagem: acervo Univale

Os cursos de qualificação podem ser ofertados pela rede pública de ensino técnico, seja ele federal, estadual ou municipal. Também podem ser ofertados por instituições como o Senac e o Senai, que fazem parte dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SNAs), bem como por entidades habilitadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e escolas privadas.

Mas as instituições ofertantes não param por aí: igrejas, empresas, sindicatos, associações, entre outras organizações, também podem oferecer cursos de qualificação abertos à comunidade.

Conclusão

A Escola Técnica da Univale (Eteit) é uma das instituições que oferecem cursos de qualificação em diversas áreas do conhecimento. Temos cursos em marketing digital, injetáveis, auxiliar de veterinário — de grande e pequeno porte — e muito mais!

Se você se interessou por algum dos nossos cursos, vem pra Eteit! Aqui temos professores capacitados, boas metodologias de ensino, mensalidades a preços acessíveis e mais de 40 anos de tradição em ensino técnico e profissionalizante.

Não espere mais tempo para se qualificar para o mercado e venha investir na sua formação com a gente! Confira agora a oferta de cursos e registre seu interesse!

Autora: Glenda Hastenreiter Corteleti

7º período de Jornalismo

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support