Quanto ganha um técnico em radiologia?

tecnico-em-radiologia-texto

A procura por exames de imagem vem crescendo nos últimos anos, e se intensificou ainda mais com a pandemia. Com isso, a demanda por profissionais capacitados é cada vez maior. O técnico em radiologia é um deles.

Uma dúvida que pode surgir na hora de escolher uma área de atuação é quanto um profissional de determinado segmento ganha. Por isso, no texto de hoje falaremos sobre a margem salarial um técnico em radiologia, quais os estados que melhor remuneram os profissionais e onde você pode trabalhar depois de formado. Continue com a gente!

Mercado de trabalho para um técnico em radiologia

tecnico-em-radiologia-capa
Imagem: Pexels

Algumas coisas que devem ser levadas em consideração ao analisar o salário da profissão são a localidade, tamanho da empresa e a experiência do profissional. O estado que mais oferece vagas para o técnico em radiologia é São Paulo, mas os que melhor remuneram são a Paraíba, o Distrito Federal e Minas Gerais.

Uma pesquisa realizada pelo Trabalha Brasil em 2019, nos mostra quanto o profissional pode ganhar dependendo do tamanho da companhia na qual ele atua.

Em pequenas empresas, o salário fica entre R$1.299,19 e R$2.272,30.
Em médias empresas, o salário fica entre R$1.559,03 e R$2.726,75.
Em grandes empresas, o salário fica entre R$1.870,83 e R$3.272,11.

Já os dados obtidos pelo Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia de 2018 — o CONTER, o salário variava entre R$2.129,19 a R$6.995,97 nas regiões metropolitanas. Já o Cadastro de Empregados e Desempregados — o Caged, definiu que o piso médio salarial é de R$2.243,72. Para saber mais sobre o assunto, confira a publicação do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.

Áreas de atuação de um técnico em radiologia

Com a grande procura por profissionais qualificados, os locais onde ele pode atuar também se expandiram. Hoje, o técnico em radiologia pode trabalhar em: hospitais, clínicas médicas, consultórios e até no Instituto Médico Legal (IML).

A área de atuação é bem abrangente, e o técnico pode realizar exames como:

• radiografia convencional e digital;
  • ressonância magnética;
  • mamografia;
  • tomografia computadorizada;
  • medicina nuclear (alteração funcional dos tecidos);
  • densitometria óssea (deterioração da massa óssea);
  • radiologia odontológica;
  • radiologia veterinária;
  • radiologia forense;
  • radiologia hemodinâmica (doenças vasculares).

Além disso, o profissional pode trabalhar com radiologia industrial, onde será responsável pela inspeção de cargas e conteúdos transportados, e com irradiação de alimentos, que ajuda a conservá-los.

Algo interessante sobre a profissão é a carga horária reduzida, sendo em média 24 horas por semana, duas férias por ano e aposentadoria especial.

Curso Técnico em Radiologia

tecnico-em-radiologia-texto
Imagem: Pexels

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a profissão de técnico em radiologia, que tal conhecer o curso? Temos mais um texto para você onde falamos tudo que você precisa saber sobre o curso técnico em radiologia, com mais informações sobre a profissão.

Ficou interessado? Conheça a Escola Técnica da Univale, a Eteit. Aqui você encontra o curso e tem a possibilidade de estudar com profissionais capacitados que te deixarão pronto para o mercado de trabalho. Acesse a página do curso clicando aqui e registre seu interesse.

Autora: Luiza Cerqueira Brier de Souza