Neste texto, falaremos sobre o curso de Injetáveis, que pode ser um diferencial no seu currículo. Algo que nos torna profissionais diferenciados é a nossa capacidade de continuar estudando e nos aprimorando e uma forma de nos mantermos por dentro das novidades são os cursos de qualificação.
Esses cursos são rápidos, e focam em assuntos específicos de uma área. O grande trunfo ao optar por um curso de qualificação é a carga horária reduzida e investimento financeiro menor, não deixando de lado uma formação de qualidade. Se interessou? Então continue lendo!
O que é o curso de Injetáveis?
Por ser um curso da área da saúde, essa qualificação tem um público-alvo definido, que são: técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos ou qualquer profissional da área interessado. Contudo, pessoas maiores de 18 anos e que tenham o ensino médio completo também podem fazer o curso — para mais informações acesse o Portal do MEC.
Além de aprender sobre o preparo e administração de medicamentos e cálculos básicos, você também aprenderá sobre:
- legislações envolvidas na administração de medicamentos;
- anatomia da pele;
- vias de administração e suas principais características:
- intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.
- dispositivos:
- calibre de agulhas e dispositivos intravenosos;
- tipos de seringa e graduações.
Do mesmo modo, será ensinado sobre a eficiência e duração dos medicamentos injetáveis, bem como em quais situações eles são mais aconselhados caso seja necessária uma rápida absorção do remédio pelo organismo do paciente.
Tudo isso com o objetivo de auxiliar na formação completa de um profissional que será capaz de realizar procedimentos de forma correta e, acima de tudo, humanizada.
O que são medicamentos injetáveis?
Como o próprio nome diz, são remédios ministrados por meio de injeções e são indicados para atender demandas específicas de um paciente. Além disso, antes de qualquer aplicação, a procedência e qualidade do produto que será usado deve ser inspecionada.
Aplicações endovenosas (direto na veia) só podem ser prescritas por um médico. Já as outras — caso não esteja lembrando é só voltar um pouquinho no texto — podem ser solicitadas por outros profissionais da saúde qualificados.
A importância do profissional
Após concluir a qualificação, o profissional estará apto a trabalhar em farmácias, hospitais, clínicas particulares e unidades de saúde — e sua presença será indispensável, pois a aplicação de medicamentos injetáveis só pode ser feita por um profissional habilitado, conforme informação disposta na Resolução n° 499 de 17 de dezembro de 2008 — Seção V, Artigo 21 — do Conselho Federal de Farmácia.
Além disso, deve ser disponibilizado um local próprio para a aplicação desses medicamentos, onde seja assegurada a privacidade do paciente e o sigilo do profissional, conforme informação disposta na Resolução n° 499 de 17 de dezembro de 2008 — Seção I, Artigo 9 — do Conselho Federal de Farmácia.
Conheça o curso de Injetáveis da Eteit
Agora que você já se inteirou sobre o curso, que tal conhecer a Escola Técnica da Univale (Eteit)? Além do compromisso de oferecer uma formação completa e humanizada, trazendo teoria e prática no momento de formar profissionais prontos para o mercado de trabalho, nossos cursos são reconhecidos pelo MEC.
Para saber mais sobre o curso é muito simples: basta acessar a página do curso clicando aqui e registrar seu interesse.
Autora: Luiza Cerqueira Brier de Souza
7º período de Publicidade e Propaganda