Eteit - Escola Técnica Univale

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Injetáveis

curso-de-injetaveis-capa

Neste texto, falaremos sobre o curso de Injetáveis, que pode ser um diferencial no seu currículo. Algo que nos torna profissionais diferenciados é a nossa capacidade de continuar estudando e nos aprimorando e uma forma de nos mantermos por dentro das novidades são os cursos de qualificação.

Esses cursos são rápidos, e focam em assuntos específicos de uma área. O grande trunfo ao optar por um curso de qualificação é a carga horária reduzida e investimento financeiro menor, não deixando de lado uma formação de qualidade. Se interessou? Então continue lendo!

O que é o curso de Injetáveis?

curso-de-injetaveis-capa

Por ser um curso da área da saúde, essa qualificação tem um público-alvo definido, que são: técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos ou qualquer profissional da área interessado. Contudo, pessoas maiores de 18 anos e que tenham o ensino médio completo também podem fazer o curso — para mais informações acesse o Portal do MEC.

Além de aprender sobre o preparo e administração de medicamentos e cálculos básicos, você também aprenderá sobre:

  • legislações envolvidas na administração de medicamentos;
  • anatomia da pele;
  • vias de administração e suas principais características:
    • intradérmica, subcutânea, intramuscular e endovenosa.
  • dispositivos:
    • calibre de agulhas e dispositivos intravenosos;
    • tipos de seringa e graduações.

Do mesmo modo, será ensinado sobre a eficiência e duração dos medicamentos injetáveis, bem como em quais situações eles são mais aconselhados caso seja necessária uma rápida absorção do remédio pelo organismo do paciente.

Tudo isso com o objetivo de auxiliar na formação completa de um profissional que será capaz de realizar procedimentos de forma correta e, acima de tudo, humanizada.

O que são medicamentos injetáveis?

Como o próprio nome diz, são remédios ministrados por meio de injeções e são indicados para atender demandas específicas de um paciente. Além disso, antes de qualquer aplicação, a procedência e qualidade do produto que será usado deve ser inspecionada.

Aplicações endovenosas (direto na veia) só podem ser prescritas por um médico. Já as outras — caso não esteja lembrando é só voltar um pouquinho no texto — podem ser solicitadas por outros profissionais da saúde qualificados.

A importância do profissional

curso-de-injetaveis

Após concluir a qualificação, o profissional estará apto a trabalhar em farmácias, hospitais, clínicas particulares e unidades de saúde — e sua presença será indispensável, pois a aplicação de medicamentos injetáveis só pode ser feita por um profissional habilitado, conforme informação disposta na Resolução n° 499 de 17 de dezembro de 2008 — Seção V, Artigo 21 — do Conselho Federal de Farmácia.

Além disso, deve ser disponibilizado um local próprio para a aplicação desses medicamentos, onde seja assegurada a privacidade do paciente e o sigilo do profissional, conforme informação disposta na Resolução n° 499 de 17 de dezembro de 2008 — Seção I, Artigo 9 — do Conselho Federal de Farmácia.

Conheça o curso de Injetáveis da Eteit

Agora que você já se inteirou sobre o curso, que tal conhecer a Escola Técnica da Univale (Eteit)? Além do compromisso de oferecer uma formação completa e humanizada, trazendo teoria e prática no momento de formar profissionais prontos para o mercado de trabalho, nossos cursos são reconhecidos pelo MEC.

Para saber mais sobre o curso é muito simples: basta acessar a página do curso clicando aqui e registrar seu interesse.

Autora: Luiza Cerqueira Brier de Souza

7º período de Publicidade e Propaganda

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support