Eteit - Escola Técnica Univale

3 dicas para o desenvolvimento profissional no início da carreira

Uma das maiores dúvidas que muitos jovens têm ao iniciar no mercado de trabalho é saber como construir a própria carreira, unindo a satisfação pessoal e financeira. É por isso que traçar um plano de desenvolvimento profissional é tão importante: ele irá ajudar você a crescer profissionalmente com base nos seus interesses, aptidões, diferenciais e objetivos.

Mas, enfim, o que é desenvolvimento profissional? Imagine que você é um(a) professor(a) que almeja um cargo na direção de uma escola. Para atingir essa meta, são necessários alguns requisitos, como saber liderar bem, ter certa experiência de trabalho e, dependendo do caso, é importante até mesmo ter formações complementares. Portanto, o desenvolvimento profissional é o constante aprimoramento das suas habilidades.

Você tem dúvidas de como conseguir se fortalecer logo no início da carreira? Neste texto daremos três dicas para você desenvolver novas competências e conseguir se desenvolver logo no início da sua jornada profissional! Vem com a gente!

Aprender um novo idioma

Dominar o português é de grande importância para qualquer um, mas ser fluente em uma língua estrangeira é um grande diferencial para o mercado de trabalho.

Atualmente, as três línguas mais requisitadas são o inglês, o espanhol e o mandarim. Entretanto, outros idiomas também podem agregar muito valor a um profissional, principalmente em ramos como tradução, diplomacia, turismo e secretariado, sendo que algumas áreas exigem o conhecimento de até mais de dois idiomas para ser bem-sucedido.

Além de vários cursos de idiomas, existem muitas plataformas online que podem ajudar você a aprender uma nova língua, como os aplicativos Duolingo e Tandem, voltados especificamente para auxiliar os usuários a aprenderem vocabulário e encontrarem parceiros para conversação. Porém, vale ressaltar que esses aplicativos não substituem o aprendizado com um professor qualificado.

Então, se você deseja seguir as tendências do mercado, saiba que investir no aprendizado de um novo idioma pode ser um fator decisivo para sua carreira.

Cursos online com certificado

Outra forma de adquirir novas competências é fazendo cursos online que tenham certificado.

Muitas universidades federais, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), oferecem minicursos gratuitos com certificados em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o próprio Governo Federal oferece cursos em sua plataforma Escola Virtual.

Se você estiver disposto a investir financeiramente em sua carreira, há também cursos online com certificado pago. Algumas universidades estrangeiras, como Harvard, Oxford e Cambridge, oferecem cursos online com certificados pagos em diversas áreas, indo desde a ciência da computação até à filosofia oriental.

Cursos online são uma excelente oportunidade de se qualificar para o mercado sem precisar sair de casa — e, dependendo do caso, sem gastar absolutamente nada!

em busca do desenvolvimento profissional

Cursos profissionalizantes e técnicos

Por fim, outra maneira de se qualificar profissionalmente é fazendo um curso técnico ou um profissionalizante. Muitos deles são ofertados gratuitamente pelo Senac ou por instituições federais em diversas áreas do conhecimento. Há opções para todos os interesses: administração, marketing, saúde, tecnologia e computação, logística, entre muitos outros.

Os cursos técnicos precisam ser aprovados pelo MEC para poderem ser ofertados e costumam exigir que o aluno esteja fazendo ou já tenha terminado o ensino médio. Já os cursos profissionalizantes não necessitam de autorização do MEC e normalmente não exigem uma formação anterior, e é possível ingressar neles sem um pré-requisito de escolaridade.

Uma das principais vantagens dessas formações é a possibilidade de estar pronto para o mercado de trabalho investindo pouco dinheiro. Portanto, os cursos técnicos e profissionalizantes são uma opção que pode ter um rápido retorno financeiro e, além disso, profissional, pois abrem portas para outras qualificações futuras, como uma graduação.

Conclusão

Se desenvolver profissionalmente no início da carreira é possível, sim! Há muitas oportunidades a um clique de distância que podem gerar excelente retorno e agregar muito valor a um profissional.

Além disso, é necessário traçar metas e sempre ter em mente que o desenvolvimento profissional deve ser constante — portanto, é preciso estar sempre se aperfeiçoando para ter satisfação no trabalho e, principalmente, na vida pessoal.

Se você se interessou pela possibilidade de fazer um curso técnico, dê uma olhada no nosso texto sobre o assunto e saiba tudo sobre o que é o ensino técnico!

Autora: Glenda Hastenreiter Corteleti

7º período de Jornalismo

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support