Tudo o que você precisa saber sobre o ensino técnico

A decisão de qual carreira seguir no futuro pode ser bastante complicada, uma vez que uma simples escolha irá definir os próximos anos de sua vida. Sendo assim, por ser um momento decisivo e muito importante, ele deve ser feito com cautela.

Tendo isso em mente, muitas pessoas optam por buscar o ensino técnico em alguma área que já possuem afinidade para que, assim, possam ter um vislumbre maior das opções de mercado a sua disposição. Conhecendo a área e tendo contato com o dia a dia no mercado de trabalho, fica mais fácil decidir se aquela é mesmo a profissão de interesse. Por ser mais curto que uma graduação, e poder ser cursado ainda durante o ensino médio, o curso técnico é uma excelente opção para buscar esse contato.

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o universo dos cursos técnicos e como eles podem ajudar você a tomar suas decisões de carreira. Quer saber mais? É só continuar a leitura!

O que é um curso técnico?

ensino-tecnico-eteit
Imagem: Banco Unsplash

Diferentemente da graduação, o curso técnico tem como objetivo principal o aprendizado em conhecimentos práticos, para você que deseja ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho ou apenas pretende renovar e ampliar seus conhecimentos já existentes.

Quem pode fazer um curso técnico?

Para fazer um curso técnico, o primeiro requisito é ter concluído o ensino fundamental e estar cursando ou já ter terminado o ensino médio. No entanto, vale lembrar que, para conseguir o diploma técnico, é preciso concluir o ensino médio antes.

E, claro, o ideal na hora de escolher um curso técnico é procurar optar por uma área com a qual você tenha um mínimo de afinidade, para que, dessa forma, o aprendizado ocorra de forma mais divertida e produtiva.

Quanto tempo dura um curso técnico?

Geralmente, os cursos técnicos podem ser feitos integrados ao ensino médio ou depois dele. Tendo como tempo estimado de 2 anos de duração, tudo dependerá da instituição de ensino escolhida, do curso e até mesmo da composição curricular do ensino técnico.

Algumas escolas oferecem cursos integrados, ou seja, o aluno faz o curso técnico na mesma instituição em que cursa o ensino médio. Mas também é possível cursar em escolas diferentes, em horário alternado.

Como são as aulas e a rotina de um estudante de curso técnico?

Assim como o tempo de duração de um ensino técnico pode variar de instituição para instituição, o formato das aulas também funciona da mesma forma. A jornada de estudo pode ser no período matutino, vespertino ou noturno, não havendo uma regra específica para isso.

Porém, independentemente da instituição, os cursos técnicos tendem a ser mais práticos do que teóricos. A distribuição entre os dois formatos tende a ser até similar, de acordo com a necessidade de cada matéria que será lecionada no curso, As aulas podem acontecer em sala ou em laboratórios, onde os alunos colocam o aprendizado em prática.

Conclusão

Por terem um custo benefício mais acessível e com uma vasta gama de conhecimento, os cursos técnicos tendem a ser uma ótima opção para você que ainda tem dúvidas de qual carreira seguir no futuro. Não só isso, como também podem agregar — e muito — no seu conhecimento profissional e pessoal.

Na Eteit, você pode encontrar opções incríveis de cursos técnicos em diversas áreas de conhecimento. Alguns deles são altamente procurados pelo mercado de trabalho, como o Técnico em Enfermagem, Técnico em Veterinária e Técnico em Radiologia.

Gostou? Siga a Eteit no Instagram e fique sempre por dentro das novidades da escola!

Autora: Bianca Luiza Gomes de Sousa

5º período de Publicidade e Propaganda