A veterinária é uma área de atuação que se preocupa com o bem-estar animal e, dessa forma, procura estabelecer uma harmonia melhor entre humanos e animais.
Prestando assistência tanto para animais domésticos quanto silvestres, a veterinária cuida da saúde, alimentação e até mesmo da prevenção de doenças relacionadas aos animais. Porém, a veterinária vai além desses cuidados, abrangendo também questões éticas relacionadas à saúde humana e ao conforto animal.
Se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre essa área e inclusive atuar nesse mercado, aqui vamos falar um pouco mais sobre o curso Técnico em Veterinária, como ele funciona, formas de ingressar e três vantagens que vão convencer você, amigo dos bichinhos, a investir nessa profissão.
Como funciona o curso Técnico em Veterinária?
Para aqueles que não sabem, diferente de uma qualificação, o curso técnico é um pouco mais demorado e abrangente, possibilitando o estudo de diversas áreas de conhecimento presentes na Veterinária, tais como: Anatomia Animal, Assistência Cirúrgica e Comportamento Animal.
O técnico formado nessa área será habilitado a exercer funções como:
- auxílio em cirurgias;
- registro de procedimentos especiais;
- pesagem;
- orientação sobre cuidados gerais;
- ministração de medicamentos;
- preparo dos animais e materiais para procedimentos médico-veterinários;
- realizar a contenção física do animal;
- auxílio na coleta de material para exames clínicos;
- controle de estoque, solicitar material e repor medicamentos;
- realizar cuidados gerais de limpeza, manutenção e esterilização de materiais e equipamentos.
Quem pode cursar?
O requisito mínimo para iniciar um curso técnico é já ter concluído o ensino fundamental, estar cursando ou já ter terminado o ensino médio. No entanto, para conseguir o diploma técnico, é preciso já ter terminado o ensino médio. E claro, o requisito mais importante para ser um técnico em veterinária é gostar bastante de animais!
3 vantagens oferecidas pelo curso Técnico em Veterinária
Se você chegou até aqui, é amante dos bichinhos e se interessou pela carreira, que tal dar uma olhada nas três vantagens que o curso Técnico em Veterinária pode te oferecer?
Atuação prática
Dentre as diversas funções exercidas por um técnico em veterinária, uma das principais é a de auxílio ao médico-veterinário, possibilitando então a "vivência" em uma clínica veterinária e, assim, garantindo novos aprendizados.
Curta duração
Geralmente, o curso Técnico em Veterinária possui duração de 18 meses (1 ano e meio), podendo variar dependendo da instituição de ensino. Ou seja, bem mais "rápido" do que uma graduação e, ainda sim, valorizado.
Resposta rápida do mercado
Com um curso técnico, a inserção no mercado de trabalho pode ser bem mais rápida, possibilitando aos profissionais uma vivência a mais que pode vir a despertar o interesse em uma graduação na área.
Bônus
Os cursos técnicos possuem mais acessibilidade financeira do que cursos de graduação, sendo uma opção que vale a pena levar em conta na hora de tomar sua decisão.
Um pouco mais sobre o mercado de trabalho
Falando um pouco mais sobre o mercado de trabalho, o estudante formado pela Eteit será apto para trabalhar em diversas áreas. Como clínicas veterinárias, pet shops, órgãos de zoonoses, parques, zoológicos, laboratórios veterinários, ONGs etc.
A faixa salarial para um técnico na área, geralmente varia em torno dos 2 mil reais e pode chegar a 3 mil, dependendo do local.
Como Ingressar
Na Eteit, oferecemos alta qualidade de ensino, aulas práticas nos laboratórios com professores de excelência e oportunidades de encaminhamento para estágios em diversas áreas.
Então, tá esperando o quê!? Não deixe essa oportunidade passar. Para saber mais sobre o curso Técnico em Veterinária da Eteit, tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário presente no nosso site. Acesse e saiba mais!
Autora: Bianca Luiza Gomes de Sousa
5º período de Publicidade e Propaganda