As ações da Escola Técnica da Univale (Eteit) em Governador Valadares já, tradicionalmente, garantem atendimentos gratuitos em saúde para melhorar a qualidade de vida da população. No feriado de Dia de Finados (quarta-feira, dia 2), além de aferir pressão e glicose de quem visitou os cemitérios dos bairros Altinópolis e Santa Rita, alunos da Eteit levaram uma palavra de consolo para garantir o cuidado e o conforto a quem teve dificuldades para lidar com a falta de pessoas queridas.
Presente ao Cemitério da Paz, no Altinópolis, a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Eteit, Edivânia Ribeiro, destaca que, ao todo, foram atendidas 218 pessoas, sendo 145 delas hipertensas, e 27 diabéticas. A ação teve a parceria da Igreja Metodista do Vila Isa, cujos membros se dispuseram a fazer orações com as pessoas que visitaram túmulos no Dia de Finados.
“A Eteit busca constantemente o aperfeiçoamento técnico dos alunos, e esta ação foi de grande importância para a construção desta formação sólida. Nosso objetivo é trabalhar tanto a parte prática, do conhecimento adquirido em sala de aula, como também o controle emocional do aluno. E, para a população, a ação tem um valor inestimável, pois as pessoas se sentem acolhidas e cuidadas, num momento de extrema fragilidade. Reforçamos que os alunos precisam lidar com situações tristes, como o momento da morte, sem que haja interferência na qualidade da assistência prestada ao paciente”, comentou a coordenadora.
Cuidado e bem-estar no Dia de Finados
Aluno do 2º período do curso, Frederico Silveira admite que algumas das pessoas atendidas apresentaram valores elevados de pressão arterial, devido às emoções do luto. O estudante acredita que as palavras de consolo contribuíram com o cuidado em saúde e bem-estar.
“A gente procurou levar uma palavra de consolo, um pouco de alegria para as pessoas. Porque a Enfermagem, além das técnicas empregadas, também é amor, cuidado e carinho. A gente procurou ser o mais amoroso possível. Além da preocupação com os valores de pressão e glicose, a gente procurou empregar também coisas sentimentais. Foi muito importante para as pessoas que receberam esse cuidado, e pra nós foi muito gratificante”, avaliou Frederico.