Eteit - Escola Técnica Univale

Curso para cuidar de animais: qual fazer?

curso para cuidar de animais cachorrinho

Qual é o melhor curso para cuidar de animais? Continue com a gente para saber mais.

Você gosta de animais e adoraria trabalhar com aquilo que ama? Fique sabendo que o mercado veterinário brasileiro não para de crescer. De acordo com os dados do IBGE, o mercado de pets no Brasil já é o terceiro do mundo!

Mas, quais são as possibilidades? Vem com a gente descobrir!

Graduação em Medicina Veterinária

A graduação de Medicina Veterinária oferece um espaço para prática para você cuidar de animais, além de desenvolver técnicas e conhecimento agrícola, produção nas mais diferentes áreas como a bovinocultura de leite e corte, avicultura, suinocultura e equideocultura.

Com uma duração de dez períodos (cinco anos), as aulas são com um formato didático,no turno matutino, propondo sempre fornecer uma mão de obra especializada, criando profissionais capacitados para atuar nos mais diversos setores e locais da medicina veterinária.

Curso Técnico em Veterinária

Se você tem interesse na área da veterinária, mas ainda não concluiu o ensino médio ou não tem certeza se essa é a graduação ideal, é possível optar pelo curso técnico.

Por alguns motivos como custo e duração, os cursos técnicos têm se tornado a melhor opção para muitas pessoas ingressarem no mercado de trabalho. Como oportunidade para para quem está buscando uma qualificação profissional, eles são voltados para os ensinamentos práticos. Além disso, por não serem cursos de nível superior, você pode cursá-lo após ou durante o ensino médio.

curso para cuidar de animais cachorrinho
Imagem: Unsplash

Com o curso Técnico em Veterinária, o estudante será habilitado para:

  • exercer atividade de apoio, de assistência e de acompanhamento do trabalho do médico-veterinário;
  • preencher o cadastro do animal e conferir seus dados;
  • registrar procedimentos especiais, tais como dieta especial, jejum pré-cirúrgico e outros previamente estabelecidos pelo médico-veterinário;
  • pesar os animais, verificar sinais vitais, observar e relatar condições físicas, atitudes e comportamentos deles;
  • orientar sobre cuidados gerais de higiene, conforme a prescrição e orientação do médico-veterinário;
  • ministrar medicamentos, vacinas e vermífugos e fazer curativos prescritos pelo médico-veterinário responsável;
  • auxiliar nos primeiros socorros e nas manobras de parto e cuidados neonatais;
  • preparar animais para procedimentos cirúrgicos, realizando tricotomia, higiene do paciente e antissepsia da pele;
  • auxiliar nos procedimentos de acesso intravenoso e no procedimento de intubação do animal;
  • preparar animais e materiais para procedimentos médico-veterinários;
  • realizar a contenção física do animal;
  • auxiliar na coleta de material para exames clínicos;
  • identificar e embalar cadáver, após constatação do óbito do animal pelo médico-veterinário;
  • realizar cuidados gerais de limpeza, manutenção e esterilização de materiais e equipamentos;
  • controlar estoques, solicitar material e repor medicamentos e materiais.

Além disso, a média salarial do técnico em veterinária pode chegar a R$ 3.524,00, tornando a profissionalização ainda mais atraente e uma boa alternativa para você que não quer ou não pode fazer um curso superior agora.

Curso de Auxiliar de Veterinária para Pequeno Porte

Trata-se de um curso de qualificação, destinado a inserir ou realocar os profissionais no mercado de trabalho. Sua duração é geralmente menor que a do curso técnico, e ele é voltado para temas específicos da atuação profissional. E você poderá cuidar de animais de pequeno porte, como gatos e cachorros.

A carreira como auxiliar veterinário é uma excelente opção para quem busca boas vagas, sucesso e crescimento na carreira. O perito será capaz de trabalhar nas clínicas, hospitais e pet shops, auxiliando em cirurgias, procedimentos e curativos, além de apoiar nas técnicas aplicadas nos animais. Em contrapartida, o aluno não precisa necessariamente apresentar apenas o interesse profissionalizante, o mesmo pode ter o interesse de cuidar melhor do seu pet.

O auxiliar encontrará dentro do curso disciplinas como anatomia, fisiologia, estrutura óssea e muscular, comportamento animal, nutrição, primeiros socorros, vacinas, cuidados com a instrumentação cirúrgica, auxílio cirúrgico, acompanhamento de parto e castração, cuidados de higiene.

Auxiliar de Veterinária para Grande Porte

Da mesma forma, o auxiliar de veterinária de animais de grande porte lida com cavalos, bois, cabras, bodes, ovelhas entre outros. Ademais, o curso orienta ao estudante trabalhar as competências na assistência do médico veterinário, e assim, construir profissionais habilitados para trabalhar com os grandes animais.

E aí, ficou interessado em saber mais sobre os possíveis cursos para quem quer cuidar de animais? Conheça três vantagens do curso Técnico em Veterinária!

Autor: Pedro Cláudio Campos Jorge

2º período de Publicidade e Propaganda

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support