Curso Técnico em Enfermagem da Eteit contempla os seus primogênitos

formatura-eteit- coren

Colação de grau das primeiras turmas do curso aconteceu nessa sexta-feira (17/12) e contou com a participação de alunas excepcionais

A Escola Técnica da Universidade Vale do Rio Doce — Eteit formou nessa sexta-feira (17/12) a primeira turma do curso Técnico de Enfermagem. Os estudantes tiveram as aulas suspensas no dia 20 de março de 2020, por conta da pandemia, e retomaram suas atividades em agosto deste ano, possibilitando a colação de grau presencial.

No período de pandemia a escola rapidamente se adaptou ao formato remoto, oferecendo aos professores capacitação para a nova dinâmica e definindo uma plataforma para suporte e disponibilização de todas as informações. Essa organização contribuiu muito para minimizar os impactos da mudança do formato presencial para o remoto e garantir a continuidade da qualidade do ensino e da aprendizagem.

A Eteit atua na qualificação de pessoas há mais de 50 anos. Comprometido no desenvolvimento não só da técnica, mas também do caráter humanístico de seus alunos, o Técnico de Enfermagem formou as turmas: 2018U, 2018B, 2019A, 2019B e 2019C, que puderam compartilhar com colegas e familiares a grande alegria de concluir ciclos importantes e determinantes de sua formação profissional.

Amor de mãe que virou amor pela Enfermagem

formatura técnico em enfermagem
Ercimar Paula do Nascimento — Imagem: ASCORG

Independentemente dos anos de vida, ter uma formação é um sonho do qual muitas pessoas não desistem facilmente. A aluna Ercimar Paula do Nascimento, da turma 2019C, estava longe do ambiente de sala de aula há mais de 20 anos e, com o incentivo da sua filha, se matriculou no curso Técnico de Enfermagem.

“Minha filha cursava Direito na Univale e nos víamos muito pouco durante o dia. Quando fui pagar a sua mensalidade, ela me falou sobre o curso da Eteit e acabei fazendo a minha matrícula. Vi uma grande oportunidade de retomar os meus estudos e ficar um pouco mais perto da minha filha. Sou mãe solteira e abri mão de estudar para criá-la. Fiquei meio assustada por estar longe da sala de aula há tantos anos, mas o sorriso que minha filha tinha no rosto me deu forças para vencer qualquer obstáculo”.

A caminhada da formação técnica não foi fácil. A insegurança em não dar conta dos ensinamentos e a vontade de desistir estavam presentes na fase de adaptação. Mas Ercimar teve o apoio dos professores, alunos e funcionários da Eteit para seguir o seu caminho.

“Pude contar com a paciência e ajuda dos professores, que sempre fizeram de tudo para nós, alunos, aprendermos as matérias. Eles voltavam no conteúdo quantas vezes fossem necessárias. Nos ensinavam com calma e dedicação, o que me trouxe confiança e segurança para seguir realizando o meu sonho de voltar a estudar. Tenho muito a agradecer aos professores e à coordenadora Edvânia, que esteve sempre a disposição para  tirar nossas dúvidas. A qualidade de ensino é maravilhosa e os professores super qualificados”.

A união faz acontecer

formatura técnico em enfermagem
Rafaela Batista de Oliveira — Imagem: ASCORG

Graças ao apoio e carinho de muitos, Rafaela Batista de Oliveira, da turma 2019B, está concluindo uma grande etapa da sua vida. Foi por meio da matéria de anatomia que ela teve certeza de que estava seguindo o caminho certo na Enfermagem, o de cuidar das pessoas. Contar com os amigos e mestres, que conheceu na Eteit, transformou sua forma de aprender e fez com que tudo ficasse mais leve.

“Eu não poderia deixar de citar as titias da Helena: Luana Carla e Eliete Damaceno, dois acasos que eu irei levar para o resto da minha vida, guardadas em meu coração. Elas foram e são fundamentais em todos os dias durante essa caminhada, em especial no período da minha gestação e pós-parto, que foi um grande desafio. Não faltou carinho, amizade, compreensão e companheirismo.

Amizades que foram construídas na Eteit e que se tornaram família. Foi uma fase cheia de descobertas, teorias bem atualizadas e que, aliadas à prática dentro do laboratório, foram o diferencial para deixar a caminhada mais instigante, elevando minhas expectativas para ingressar no mercado de trabalho e confirmando cada dia mais a escolha pela área da saúde”.

O período inicial da pandemia da Covid-19 foi desafiador para todos. No sistema educacional, por exemplo, professores e alunos tiveram de se adaptar às aulas remotas e às novas formas de aprender e ensinar. Rafaela pensou em desistir, mas a Eteit não mediu esforços para ajudá-la a permanecer firme no curso Técnico em Enfermagem.

“Sou grata a Deus por ter me dado forças para seguir em frente, à minha família pela confiança e apoio, e aos meus amigos que sempre estiveram ao meu lado. Também sou agradecida pelo empenho dos professores e da instituição, principalmente no período da pandemia, que não mediram esforços para nos ajudar na adaptação à nova realidade. Venci mais uma etapa da minha vida e cheguei até aqui.

E agora, ganhamos juntos o presente de poder comemorar esse momento, presencialmente, na colação de grau, que será cheio de muita alegria e emoção. Vou poder celebrar a minha conquista com as pessoas que acompanharam de perto o meu desenvolvimento, crescimento e aprendizado”.

Continue sua leitura

Converse com