Eteit atende mais de 500 pessoas em ação do Novembro Azul

Professores e alunos da Eteit durante ação em saúde do Novembro Azul, no Mercado Municipal

Alunos e professores da Eteit estiveram no Mercado Municipal no último sábado (26) para prestar atendimentos e levar orientações à população

Em ação alusiva à campanha do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata em homens e cuidados com a saúde masculina, alunos e professores da Eteit, a escola técnica da Univale, estiveram no Mercado Municipal no último sábado (26) para prestar atendimentos e levar orientações à população. Ao todo, 569 pessoas foram atendidas, incluindo 150 testes de glicemia. Além disso, foram distribuídos cerca de 1.000 panfletos com orientações de combate ao câncer de próstata.

Participaram da ação alunos e professores, além da coordenação do curso Técnico em Enfermagem e da direção da Eteit. “Estamos todos envolvidos em servir à comunidade. E assim fechamos o mês de novembro, em que demos essa conscientização aos homens, do cuidado com a saúde deles, prevenção ao câncer e outros cuidados mais”, comentou a diretora da Eteit, Cláudia Reis. Durante a ação foram realizados atendimentos como aferição de pressão e teste glicêmico, além de orientações sobre saúde do homem.

Homem sendo atendido pela equipe da Eteit

“A gente fala muito sobre o cuidado com a mulher, e muitas vezes não falamos dos cuidados com a saúde do homem. Além dos alunos da Eteit executarem os procedimentos como uma forma de treinamento da prática do técnico em Enfermagem, nós estamos contribuindo com a comunidade, que é um dos grandes objetivos que a escola tem. Além de preparar com excelência a teoria e prática técnica dos nossos alunos, a gente busca servir à comunidade através de tudo que nossos alunos sabem fazer. A gente doa isso à nossa comunidade”, salientou Cláudia.

Sobre o câncer de próstata

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens – atrás apenas do câncer de pele – e tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos podem auxiliar a detecção precoce, o que aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido.

A coordenadora Edivânia Ribeiro destaca que a ação realizada pela Eteit pode estimular mudanças de comportamento, ou mesmo a busca por exames e acompanhamento médico. “O trabalho preventivo realizado nessas ações em saúde é muito importante para melhorar a qualidade de vida da população. E ações como essa, que foi realizada pelos alunos do curso técnico em Enfermagem da Eteit, podem sinalizar ou mesmo identificar a necessidade de uma mudança de hábito na vida das pessoas atendidas. Ou até mesmo sinalizar para essas pessoas a necessidade de fazer uma consulta ou acompanhamento médico”, frisou Edivânia.

Homem sendo atendido pela equipe da Eteit

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down