2ª Festa na Roça da ETEIT arrecadou materiais de higiene para a Casa de Recuperação Dona Zulmira

2ª Festa na Roça da ETEIT

Além de produtos como escova de dentes e creme dental, a festa também arrecadou doações em dinheiro,  revertido em itens que a Casa mais necessita

A 2ª Festa na Roça da ETEIT foi um sucesso. A celebração aconteceu no dia 21 de julho, na rua Lincoln Byrro, 281, bairro Vila Bretas, e contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre alunos, professores, colaboradores e membros da comunidade. Para participar da festa, cada convidado precisou levar um ítem a ser doado. A  iniciativa arrecadou diversos itens de higiene pessoal e a organização beneficiada foi a Casa de Recuperação Dona Zulmira, que fica na rua São Vicente, 200, no bairro Santo Antônio. Cláudia Reis, diretora da ETEIT, conta com muito entusiasmo sobre a importância de mais uma festividade realizada com êxito.

“Sozinha a escola não consegue caminhar. Contamos com a mobilização dos nossos alunos, professores e colaboradores desde o princípio. Todos os ingredientes utilizados nas preparações dos pratos vendidos na Festa foram doados e toda a organização ficou na  responsabilidade deles, que participaram ativamente das preparações. Tivemos a presença de parceiros de projetos que desenvolvemos, famílias dos alunos, professores e colaboradores. É de grande importância que a comunidade esteja envolvida desde o início do processo”, explica Cláudia.

materiais arrecadados na segunda festa na roça da Eteit

Festa na Roça também é oportunidade de aprendizado para os alunos

Além das arrecadações, a Festa também foi uma oportunidade para que os alunos desenvolvessem suas competências relacionadas ao cuidado com o próximo. Cláudia destaca que a principal responsável por auxiliar na organização das demandas foi Edivânia Ribeiro, coordenadora do curso técnico. E o fato da celebração poder contar como forma de aprendizado a torna mais enriquecedora.

“A Festa na Roça auxilia nossos alunos a desenvolverem habilidades emocionais e relacionais, que são algumas das competências necessárias para o exercício da profissão de técnico em enfermagem. Conseguimos mobilizá-los para essa ação, que é tão importante. Ninguém tem tão pouco que não possa doar e podermos contribuir com essa instituição que necessita e vive com a ajuda, para nós, foi de grande relevância”, conta Cláudia.

Os materiais arrecadados foram recebidos  por Mário Carlos, diretor de patrimônio da Casa de Recuperação Dona Zulmira. “As doações são sempre bem-vindas, porque vivemos e sobrevivemos delas. A Casa sempre viveu da caridade, portanto se não fossem ela nós não teríamos como levar esse trabalho adiante. O trabalho da Casa vem da própria Dona Zulmira, que não tinha muito para doar e fazia isso por meio do seu trabalho: curando e tratando das pessoas na Avenida Minas Gerais”, conta.

materiais arrecadados na segunda festa na roça da Eteit
A coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Edivânia Ribeiro, o diretor de patrimônio da Casa de Recuperação Dona Zulmira, Mário Carlos, e a diretora da ETEIT, Cláudia Reis, com os materiais arrecadados na 2ª Festa na Roça

Conheça um pouco mais sobre a Casa de Recuperação Dona Zulmira

Mário conta que em 1933, antes da emancipação de Governador Valadares, Dona Zulmira cuidava de muitos feridos que ficavam sentados pelas ruas. Por um tempo, ela morou de favor em um hotel na rua Marechal Floriano e saía todos os dias para realizar o seu trabalho de caridade. “Seu trabalho foi crescendo e outras pessoas foram surgindo, tanto as que precisavam da ajuda dela, quanto os que estavam interessados em ajudá-la. Isso foi tomando proporções grandes, até chegar hoje. Na época, ela conseguiu um lugar perto do atual Mercado Municipal, onde funciona a Santana Ferro e Aço, e ficou lá até 1996”, explica Mário.

Com o tempo, o seu trabalho também começou a incomodar outras pessoas. “Após a construção do Mercado e devido o crescimento do seu trabalho, ela não tinha condições de higienizar o local tão bem quanto deveria. E por não conseguir continuar mais ali, ela foi convidada a trocar de lugar. Foi então que a Casa passou para o atual local, no bairro Santo Antônio. Mas Dona Zulmira morreu logo em seguida”, relata Mário. A Prefeitura Municipal assumiu a Casa e a administração do local é feita pela Sociedade de São Vicente de Paulo.

Além dos produtos de higiene pessoal, todo o dinheiro arrecadado na venda dos alimentos foram revertidos em itens, escolhidos de acordo com as principais necessidades da Casa.

Confira todos os itens arrecadados:

• Sabonete líquido — 24 Frascos (8L e 250 ml)
  • Desodorante antitranspirante — 8 unidades
  • Escova de dente — 19 unidades