Eteit - Escola Técnica Univale

O que é ética veterinária?

Com certeza não é a primeira vez que você vê a palavra ética acompanhando uma profissão. No assunto em questão, o significado pode parecer óbvio à primeira vista, mas a ética veterinária abrange uma série de informações e regras importantes que você irá conhecer ao longo deste texto.

A ética veterinária é um conjunto de princípios morais que são aplicados às práticas da medicina veterinária. Trata-se de uma disciplina do curso e também um exercício constante no trabalho do técnico em veterinária. É de extrema importância na orientação da atuação do profissional, e para a preservação do bem-estar dos pacientes que merecem todo o cuidado do mundo.

Mas, por que é importante conhecer a ética veterinária? Não é apenas trabalhar com profissionalismo? Não, não é. E você vai entender porquê.

Por que é importante saber sobre ética veterinária?

Imagem: Unsplash

Segundo o capítulo IX do Código de Ética Profissional do Veterinário, é de extrema necessidade que o profissional em medicina veterinária conheça as normas que regulamentam sua atividade e as cumpra fielmente. É possível acessar o Código clicando aqui.

Todas essas normas do link acima são fiscalizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que é o órgão responsável por monitorar as atividades veterinárias no nosso país. E além dele ainda existem as sub-organizações que cuidam das atividades regionais.

Em resumo, todo o cuidado é pouco, pois o descumprimento de alguma das normas do Código de Ética profissional pode gerar sérias dores de cabeça, como ser denunciado por negligência e perder a permissão de atuação.

Ter esse conhecimento é importante para que seja possível evitar situações que provoquem dor e sofrimento ou que comprometam a saúde do animal, além de manter, consequentemente, o padrão de qualidade do seu trabalho.

A ética veterinária garante, acima de tudo, uma boa relação entre o veterinário e o seu animal, colocando em foco o cuidado como fator primordial de todo e qualquer procedimento.

O que é preciso para exercer a ética veterinária?

Como já se sabe, é necessário ter ética na veterinária, mas o que preciso saber para exercê-la no dia a dia corretamente?

Existem cinco liberdades do bem-estar animal, criadas por Donald Broom em 1986. Elas indicam necessidades básicas do animal prezando pelo bem-estar físico, mental e comportamental. Elas indicam, também, por meio dos seus significados, o que deve e o que não deve ser feito dentro de uma consulta ou procedimento.

As cinco liberdades são:

  • Liberdade nutricional: livre de fome e sede. Considera que o animal deve ter acesso à comida e à água em quantidade, frequência e qualidade ideais para consumo.
  • Liberdade sanitária: diz respeito a viver livre de doenças, dores e livre de ferimentos de qualquer espécie, além do tratamento adequado, incluindo a prevenção com vacinas.
  • Liberdade ambiental: diz respeito a viver livre de desconforto em um ambiente com temperatura, superfícies e áreas confortáveis.
  • Liberdade comportamental: livre para exercer o seu comportamento natural. É imprescindível que o animal esteja em um ambiente compatível para exercer, por meio de objetos, ações, espaços, entre outros, os seus comportamentos naturais.
  • Liberdade psicológica: viver livre de sentimentos negativos que possam causar estresse, ansiedade ou medo, evitando assim o sofrimento psicológico.

Observar esses tópicos é essencial para o cumprimento das normas impostas pelo Conselho Federal e o Código de Ética Veterinária.

Conclusão

Agora ficou fácil, não é mesmo?

Conhecer as normas e entender a sua importância é crucial para o exercício profissional, para que seja sempre entregue o melhor em tudo que for feito.

Disposto em colocar em prática a ética veterinária? Conheça o curso Técnico em Veterinária da Escola Técnica da Univale, a Eteit.

Autor: Tiago Novaes Salomão

5º período de Publicidade e Propaganda

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support