Eteit - Escola Técnica Univale

Projeto da Eteit recebe troféu no VI Prêmio Inovação

prêmio inovação

Atividade que recebeu o prêmio inovação foi desenvolvida em sala de aula pelo professor Paulo Pirozzi

Aconteceu nessa segunda-feira (31) a VI edição do Prêmio Inovação, que reconhece as ações mais inovadoras desenvolvidas dentro e fora das salas de aula da Univale e da Eteit. A votação foi aberta ao público e teve 27 vencedores em diferentes categorias. Dentre os premiados, está o projeto “Infiltrando no mundo dos micro-organismos”, desenvolvido pelo professor Paulo Henrique Donato Pirozzi, do curso Técnico em Enfermagem. 

Na apresentação do projeto, o professor destacou que a atividade foi uma forma de tentar aproximar a microbiologia da realidade dos alunos, tornando a matéria mais interessante e facilitando o aprendizado. “Sempre que falamos em microbiologia, seres microscópicos, os alunos desconfiam da veracidade. Para termos a comprovação, inicialmente, fizemos maquetes comestíveis das células eucariontes e procariontes. Depois colhemos materiais biológicos e cultivamos nas Placas de Petri, e por último produzimos nosso próprio refrigerante, mostrando a existência das bactérias e fungos anaeróbios”, explica. 

prêmio inovação

A diretora da Eteit, Cláudia Esther Reis Godinho, participou da abertura do evento, e destacou a relevância das ações inovadoras para o ensino de qualidade. Afinal, “o papel do verdadeiro educador é fazer os alunos se sentirem incríveis, serem sua melhor versão”, destacou. 

A professora considera o prêmio uma grande oportunidade para todos os docentes da instituição, afinal, trata-se do reconhecimento dos esforços empenhados na busca por mais qualidade e inovação. “Muita coisa foi feita, de forma muito assertiva. Então valorizar o profissional é de extrema importância. Reconhecer essa inovação como um processo de melhoria da aprendizagem é muito significativo”. 

prêmio inovação

Ela destaca ainda que a cerimônia de premiação é uma oportunidade para que os professores se inspirem no trabalho dos colegas.

“Esse segundo é um aspecto muito interessante, que eu trabalhei com a equipe da Eteit, que é a questão de ir para conhecer os outros projetos e ver as possibilidades. Abre o horizonte. O professor vê os projetos de outros colegas e aquilo aguça para que ele desenvolva também, acende aquela luzinha, de ‘olha, posso fazer na minha disciplina também algo parecido’. Dali surgem novas vontades, novas ideias de fazer diferente. Então, para a Eteit é um privilégio fazer parte deste 6º prêmio de inovação, tivemos um professor que participou do prêmio, foi contemplado com a premiação. Acho que esse programa é muito assertivo. A professora Adriana Coelho, que foi a idealizadora desse projeto, foi muito feliz ao propor isso porque é de extrema relevância a valorização do profissional e esse compartilhar das experiências exitosas. Isso é muito produtivo e estimula muito a melhoria da qualidade educativa”.

Continue sua leitura

Converse com
nossa equipe
magnifiercrossmenuchevron-down
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support