Você sabe do que realmente se trata o curso Técnico em Enfermagem?

post-blog-5motivos-cursar-tecnico-enfermagem

Antes de tudo, é preciso aprender a diferença entre um curso de graduação e um curso técnico em Enfermagem.

A primeira e mais importante diferença é que o técnico em enfermagem não tem a aptidão de cuidar de casos urgentes, e assim necessita do acompanhamento de um enfermeiro encarregado do caso.

O curso Técnico em Enfermagem é uma formação de nível médio, com disciplinas práticas e teóricas. Trata-se de uma ótima escolha para quem tem o desejo de adentrar o mercado de trabalho da área da saúde.

Quer ficar sabendo tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem? Saber do que se trata e o que se estuda? Vamos lá, que vamos explicar!

O que os técnicos em enfermagem estudam?

A grade curricular do curso é bem definida e planejada para oferecer um ensino de qualidade e formar futuros profissionais técnicos, com condições de aprendizagem que possibilitem a construção de novas habilidades essenciais para a melhoria da saúde. E uma ótima questão a se levar em conta, é sobre os estágios supervisionados e com atividades de interação com a comunidade, que facilitam o contato com pacientes, ainda antes de se formar. Legal, né?!

Geralmente, a grade curricular dos cursos são bem parecidas, mas sempre mesclando conhecimento teórico e prático para oferecer o melhor para o aluno.

As disciplinas mais comuns são: Anatomia e Fisiologia Humana, Bioética, Clínica Médica, Enfermagem Cirúrgica, Farmacologia, Fundamentos de Enfermagem, Microbiologia e Parasitologia, Relações Humanas e Saúde Coletiva.

Você sabia que profissionais desse belíssimo ramo podem atuar em diversas áreas? Veja os exemplos:(h3)

Administrar remédios e medicamentos, dar assistência a médicos em plantão, cuidar de pacientes em recuperação, auxiliar o enfermeiro com diversas funções de rotina, como coleta de materiais para exame e cuidados de pré e pós-operatório.

Eles também podem controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico e podem fazer a aplicação de injetáveis.

Além do mais, o técnico em enfermagem é treinado e capacitado para cuidar de pacientes em casos de média e alta complexidade, mas sempre supervisionado por um enfermeiro, garantindo a higiene e segurança durante todo período do plantão e entre outros locais de trabalho.

Quanto ganha um técnico em enfermagem?

post-blog-5motivos-cursar-tecnico-enfermagem

Provavelmente a pergunta mais feita, ou a curiosidade mais comum, é a respeito dos valores recebidos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um técnico de Enfermagem no Brasil é de aproximadamente, R$1.900. E vale um adendo: o técnico em enfermagem deve ser registrado no Conselho de Enfermagem do estado onde atua.

Onde esse profissional pode atuar?

Vamos relembrar…já falamos muita coisa sobre o que é ser um técnico de enfermagem, não é mesmo? E agora, você sabe onde eles podem atuar?

• clínicas;
  • hospitais;
  • redes ambulatoriais;
  • unidades básicas de saúde;
  • consultorios medicos;
  • e uma infinidade de outros campos;

Como é o curso Técnico em Enfermagem na Eteit?

O curso Técnico em Enfermagem na Eteit é 100% presencial, com duração de 2 anos e meio (5 períodos) e aulas três vezes na semana e quer saber o melhor? Só três vezes por semana! , Com a opção de ser de segunda à quarta ou quarta à sexta. Além de ser no período noturno, de 18h às 22h, fica bem localizado, no prédio da Escola Técnica da Univale — Eteit, no Vila Bretas.

O que falam os nossos alunos?

Veja abaixo uma citação feita por uma aluna sobre o que ela está achando do curso. Atualmente, está no 4º período do técnico de enfermagem da Eteit e já começou seu estágio.

É um curso maravilhoso! O que eu mais gosto é que a teoria anda junto com a prática, assim absorvemos mais os conteúdos e adquirimos mais experiência!” - Lucimar da Silva Magalhães

Agora que você já sabe tudo sobre o curso Técnico em Enfermagem, não perca tempo e venha se inscrever nesse curso!

Autora: Glenda Neves Costa